quarta-feira, 1 de março de 2017

A SÚTIL DIFERENÇA ENTRE O PRECONCEITO E A HIPOCRISIA



Aproveitando esses dias de Carnaval nos quais fiquei em casa, fiz uma das coisas que mais gosto que é assistir televisão e zapeando pelos canais abertos, observei que num deles estava passando uma enquete no qual mostrava as diversidades sexuais dentro do carnaval. E, observando de uma maneira mais crítica, pude observar que o programa por ser evangélico trazia prioritariamente o comportamento de diversos foliões e seus parceiros, sejam estes heterossexuais ou homossexuais. O que me surpreendeu (na realidade, nem tão surpreso assim!) foi o não conhecimento dos telespectadores que participavam sobre a sútil diferença entre o Preconceito e a Hipocrisia. Mas, por que estou usando isso como suposição? Por que cheguei a julgar naquele momento que estava havendo ali uma crise na identificação entre um comportamento e o outro?

Enquanto um longo material estava sendo exibido no programa onde mostrava moças e rapazes, jovens e adultos se beijando, mesmo sendo casais héteros e homos, havia na tela da tv uma pergunta que indagava a opinião do telespectador. O telefone estava aberto para quem quisesse  participar já que todos ali o escutariam. E foram ouvidas várias pessoas. Mas, uma dentre elas me chamou a atenção, fiquei plenamente confuso com a resposta que uma senhora deu por não ter conseguido entender o que ela ali estava explicando.

Após a exibição do material, retornaram o vídeo para apresentador que indagou se tinha alguém na linha que gostaria de participar e a resposta foi “Sim”. Logo após a apresentação de uma senhora e seu cumprimento ao apresentador, a mesma foi logo dizendo que era contra “esse” tipo de comportamento. (Mesmo sendo exibido o beijo, a troca de afeto e carinho entre os diversos tipos de casais, percebia-se que a senhora estava previamente julgando o fato dos seres do mesmo sexo que trocavam beijos entre si!). Continuando: Que isso era coisa do “cão” e que não deveria haver esse tipo de libertinagem, além de expor todo o tipo de palavras que a mesma possuía, a senhora concluiu que Deus havia feito o homem e a mulher e que deveria ser assim e que esse tipo de união de pessoas da mesma espécie, do mesmo sexo nunca deveria existir. Com isso, o apresentador aproveitando a opinião da telespectadora perguntou para ela: A senhora é preconceituosa?

Tudo que estou escrevendo aqui tem sentido a partir da resposta que essa senhora deu que foi assim: Não, não sou preconceituosa, só não quero isso para meus filhos!!!

Como assim? Como assim não é preconceituosa? Então, isso é Hipocrisia!
Então qual a diferença entre as duas? Qual a diferença entre Preconceito e Hipocrisia? Resolvi buscar o significado de cada uma das palavras, (e pasmem!), eu estava certo sobre esse questionamento. Ou seja, conforme o site www.significados.com.br temos como significado:

Preconceito - substantivo masculino
1. qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico.
2. sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância.

Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. É uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento sério.

Hipocrisia - substantivo feminino
1. característica do que é hipócrita; falsidade, dissimulação.
2. ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções; fingimento, falsidade.

Hipocrisia significa fingimento, falsidade; fingir sentimentos, crenças, virtudes, que na realidade não possui. Hipocrisia deriva do latim e do grego e significava a representação no teatro, dos atores que usavam máscaras, de acordo com o papel que representavam em uma peça. O hipócrita é alguém que oculta a realidade através de uma máscara de aparência.

Para finalizar, é possível observar que há uma linha muito tênue entre o Preconceito e a Hipocrisia e o que há de mais perigoso entre esses dois sentimentos, comportamentos é que um é tão conflituoso como o outro. Engana-se aquele que achar que se escondendo por trás da máscara da hipocrisia é mais bonito que se esconder por trás da máscara do preconceito. As duas tem a mesma face, a face da ignorância, burrice, divergência, desafeto e pré-conceito de achar utopicamente que é melhor que o outro por ter uma vida normal “ditado” por uma sociedade tão preconceituosa e hipócrita na qual faz parte. E para você, o que acha de tudo isso? Qual a sua opinião?

Foto: Google.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário