quinta-feira, 7 de março de 2013

VALE A PENA SER INDIFERENTE??



Há  cerca de duas semanas, cheguei a perguntar a um amigo se ele gostava de uma certa pessoa e tive como resposta dele: Indiferente!! Fiquei surpreso com a sua resposta e pedi a ele que me explicasse o que estava querendo dizer. Eu entendia o que significava aquela palavra. Da mesma forma que também queria que me explanasse qual o sentido daquela sua opinião que logo  me explicara como: nem cheira, nem fede.

Fiquei comigo pensando: Como uma palavra pode dizer tantas coisas?? A pessoa por si só pode ter para ela uma resposta positiva ou negativa sobre um assunto ou sobre uma pessoa. Mas, o poder da indiferença torna-se até mais profundo a sua opinião.

A partir do momento que um assunto ou pessoa torna-se indiferente para uma outra, não seria esse um assunto a ser analisado?? Busquei de alguma forma estudar um pouco mais sobre essa palavra e até mesmo encontrar o significado dela. Apenas para saber se o que eu sabia sobre ela estava realmente correta. E, encontrei. Veja abaixo:

Indiferente (do Latim indifferente):
adjetivo genérico: que mostra indiferença; que não é bom nem mau; que não se importa; que não tem preferências; apático; que pode apresentar propriedades ácidas ou básicas; diz-se do equilíbrio dos corpos, quando esse se mantêm em qualquer posição.

substantivo genérico: pessoa quem nem tem amizade nem ódio a outrem ou que esfriou as relações de amizade; aquele que se desinteressa de qualquer religião ou sistema político. 

Como uma única palavra pode nos levar a pensar em tantos assuntos??
Inúmeros são os exemplos de indiferenças que encontramos ao nosso redor. Mesmo que agora ao ler esse texto você possa pensar que isso não ocorra com você. Já estaria sendo indiferente consigo mesmo por achar que possa ser melhor que os outros.

Mas, nas ruas, em nossas casas, nas escolas, com nossos amigos, no nosso trabalho. Enfim, onde quer que a gente vá, há indiferença. E essa palavra pode levar a muitas outras como: Hipocrisia, Preconceito, Desrespeito, Apatia, Desamor e etc. Uma simples buzinada no carro da frente que está andando devagar é um ato de indiferença por você achar que ele tem o dever de andar mais rápido apenas para que você chegue mais rápido no seu trabalho. Mesmo sem saber que no carro da frente possa ter um pai que esteja com esse cuidado por levar seus filhos ao colégio. Faça a diferença, não seja indiferente as coisas que existe ao seu lado. Porque não acordar mais cedo um pouco?? Tenho certeza que irá encontrar quase todas as ruas descongestionadas para você usufruir. Pense nisso!!

Vamos riscar essa palavra dos nossos dicionários.

Ao invés de sermos indiferentes, que sejamos diferentes de muitos outros. Que você ajude o próximo, que continue obedecendo seus pais e os mais velhos assim como os demais da mesma forma que gostaria de ser respeitado. Que respeite a opinião do outro. Mesmo que seja totalmente diferente da sua. 

Que consiga aceitar e principalmente respeitar o direito que o outro tem ao escolher sua religião, seus pensamentos, suas filosofias, suas histórias. Que não estrague o jardim do vizinho apenas por não ter tempo de aguar suas flores. Que eduque as suas crianças oferecendo a elas amor, gratidão, respeito, carinho e o principal: Educação.

Só assim, quem sabe: Poderíamos viver num mundo melhor. Concordam?? Deixe aqui a sua opinião!! Afinal, opinar faz mal?? 



Um comentário:

  1. Muito boa essa sua matéria, é verdade ao invés de sermos indiferente sermos diferente, isso faz muita diferença nesse secúlo.Hoje mesmo aconteceu algo assim supreendente, têm uma pessoa no meu face que não gosta mais de mim, tdo que posto ela não curti, ás vezes marco ela e ela não curti e pensei de não marca mais ela e hoje postei algo e sem querer marcou ela e tentei mais não conseguir desmarca-lá, e agora puder perceber como é bom ser diferente, não importa o que ela pensa ao meu respeito o importante é o que eu penso dela. Valeu Laércio! Tdo de bom pra vc

    ResponderExcluir