segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

TAMAGOTCHI X IPHONE



Há cerca de duas semanas atrás estava passando na frente de um colégio com um amigo e tinha três garotos .. Que pela altura não deveriam ter mais de 12 anos e cada um com seu Iphone na mão .. Ele chegou pra mim e disse: Cada um com seu Iphone e no meu tempo eu sequer pude ter um Tamagoshi -  [Brinquedo no qual era um dos mais modernos .. Onde a obrigação do dono  era alimentar um animalzinho digital]. E, comecei a lembrar da minha infância e de tudo que passei.  Muitas coisas mudaram e ..

NA MINHA OPINIÃO ..

É cada vez mais difícil nós vermos um grupo de amigos fora de casa brincando no meio da rua, seja de betsi, esconde-esconde, jogando bola, vôlei, queimada ou rouba-bandeira .. Se brincar as crianças de hoje sequer sabem que tipos de brincadeiras são essas .. É cada um de frente do computador ou na frente da TV jogando os seus “games  furiosos” .. Enquanto no meu tempo eu lembro de ter ganho um simples Atari .. Nunca curti vídeo games, nem me interessei a aprender a jogá-los .. Preferia mais ficar de frente da televisão ou lendo um livro quando entrava em casa todo sujo ou suado de tanto correr na rua com meus outros colegas .. A gente não vê mais um diálogo inteiro entre pais e filhos que não seja do interesse dos filhos em questão e tudo atualmente tem que existir uma troca que o beneficie e não mais que o faça bem ou o prepare para o futuro .. A criação de hoje em dia é muito diferenciada com a criação dada as crianças no passado .. Sem contar que hoje o pai ou mãe não pode sequer levantar a mão para bater no filho com medo de ser incriminado e o próprio filho sabendo disso o lembra no momento que  se sente acuado .. 

Eu nunca vi isso na minha vida!! Onde já se viu isso?? 

Agradeço a todas as palmadas, cascudos ou beliscões que levei dos meus pais quando fui criança, pois só assim pude crescer sabendo os verdadeiros motivos de ser um homem correto e por causa disso não guardei nenhum tipo de mágoa ou rancor dentro de mim que um dia me fizesse revidar neles .. Assistimos muitos crimes de filhos contra os seus pais ou avós e não conseguimos entender o porque e como isso acontece .. Tá cada vez mais degradante o mundo que vivemos e se nem pudermos criar nossos filhos direito “ a moda antiga”, o tapinha que hoje o pai não deu .. Será os sopapos que os filhos levarão no futuro de algum policial!! Não estou fazendo nenhuma apologia aos pais que surram seus filhos ou lhes dão presentes caríssimos para compensar a sua falta moral ou física .. Mas, o que estou tentando passar é como pode ser observado a educação atual com como era no passado .. Até agora eu ainda não tenho meu Iphone, mas tenho excelentes lembranças da minha infância!!

E você?? Qual a sua opinião sobre isso??
Aqui você está livre para deixar seu comentário .. Afinal, opinar faz mal??


11 comentários:

  1. É verdade, as crianças estão perdendo o que ela tem de melhor...a infância!Porque quando se tornarem adultos aí sim não vão sair de frente de um compuatdor!

    ResponderExcluir
  2. Sempre vai existir as diferenças na criação dos filhos, nossa educação foi diferente da dos nossos pais, dos nossos é diferente das nossas e a dos filhos deles tbm será, não adianta ficar c saudosismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falei a mesma coisa pro Laércio. Apenas somos o reflexo da sociedade, ou seja, se ela evolui, evoluímos juntos. Não tem como ficar preso ao passado.

      Excluir
  3. Realmente, na minha época não pudia ter essas coisas, o que nos divertia era brincar de bola, Sete Pedrinhas, de esconde-esconde e sempre separar a grana pra chupar o geladinho a tarde ou comprar o cachorro quente da tia as 18:00, tinha que saber dividir o dinheiro do lanche do colégio de manha para comprar outras coisas.. hoje as pessoas tem tudo e não valorizam... foda isso né?

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto. Estou de acordo, a educacao de hj eh muito diferente da antiga. A tecnologia tem um grande papel, nem sempre positivo. Mas os pais tbm. Nao somos os mesmos de antigamente. Muitos dos valores mudaram, mas o que acho que realmente afeta eh que hj o pais nao tem muito tempo para seus filhos ou nao fazem tempo para os filhos. Isso faz que as criancas tenham menos limites, menos responsabilidades e mais tempo em frente de aparelhos eletronicos e ai comeca problems de obesidade, colesterol infantil...

    ResponderExcluir
  5. Essa é a mais pura verdade! Enquanto professora, vejo o resultado disso dentro da sala de aula, e na forma como alguns pais fazem cobranças à escola e a nós professores! Alguns pais não conseguem impor limites, ou porque não sabem ou porque não querem, ou ainda porque acham que os bens materiais podem suprir a falta que eles fazem em casa e na educação dos filhos! E querem ainda que nós na escola, durante as 4 horas que o filho passa dentro da escola, supramos as necessidades de seus filhos, coisa que eles não conseguem nas outras 20 horas que estão com filhos em casa! Então assistimos pais levarem os filhos e filhas de 12, 13 anos à festas e churrascos na casa de amigos dos quasi alguns voltam completamente alcoolizados,mas na próxima festa o pai vai levar e buscar novamente. E quando começam a correr os boatos dentro da escola, é a escola que tem que resolver o problema! Assistimos então a uma juventude sendo criada aos Deus dará, em sua maioria órfãos de pais vivos que não percebem nem o grito de socorro de seus filhos, dizendo a eles que precisam ouvir um não para se sentirem amados!
    Então, pais, menos IPhones, IPads, Ipads e mais "WeTogether"!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da postagem, não cheguei a ser um menino muito levado..rsrs Apanhei mais por ter muita personalidade digamos assim.. Mas concordo que nenhuma das palmadas que eu levei se perdeu , como diz a minha mãe. Elas fazem parte do meu caráter tanto quanto fazem parte da minha memoria, hoje tenho 29 anos , mas ainda tenho o mesmo respeito que tinha pelos meus pais de quando tinha 9 anos de idade. Parabéns..

    ResponderExcluir
  7. A palmada pode evitar constrangimentos maiores, mas possui tempo e modos para serem adotadas. Não é rígida. A formação do caráter da criança, embora cada um tenha sua personalidade, está ligada intimamente ao senso crítico e necessidade de um ponto de referência. E isso está fortemente ligado a conduta dos pais em entender a necessidade da criança, em um acompanhamento sutil e sempre de perto. Um "sopapo" mal dado é a referência que o filho não precisa; a conversa aproximando o "interessado" da referência é o primórdio que falta nos dias de hoje.

    As brincadeiras na rua fazem falta? Como fazem! E a criminalidade? Está assolando cada vez mais o lar e a "frente do lar". Não estou generalizando, mas os pais preferem dar um vídeo-game para reunir os amigos em casa do que liberar uma brincadeira de esconde-esconde na frente de casa. Se ir na esquina antigamete era perigoso, imagina hoje ficar na frente de casa. Um pouco do que acontece: uma população com aumento progressivo do uso de veículos: daí chegamos a embriaguez no volante, irresponsabilidades e falta de sinalização nas ruas; crimes de sequestro de pessoas também estão sempre presentes.

    O que quero dizer é a ligação forte do crescimento de muita coisa e a restrição da liberdade do cidadão. Estamos fadados a cada vez mais ficar reclusos e sem opções à liberdade. A não ser levar os filhos a um centro de entretenimento (olha a visão de segurança e ao mesmo tempo do mundo moderno).
    Quanto mais tecnologia, menor liberdade, somos consumistas e vivemos dos prazeres impostos pela compra. E a próxima geração da nossa família enfrentará outra discussão sobre o mesmo contexto que opinamos agora.

    Bacana a temática!
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  8. Criam-se tantas leis... a ponto dos pais estarem proibidos de educar os filhos com o uso da palmada e similares.

    Deixo três reflexões aqui...

    1 – “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, a seu tempo, o castiga.”(Provérbios 13:24)
    2 – “Não retires a disciplina da criança, porque, fustigando-a com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás
    com a vara e livrarás a sua alma do inferno.” (Provérbios 23:13 e 14)
    3 – “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas o rapaz entregue a si mesmo envergonha a sua mãe.” (Provérbios 29:15)

    O dialogo é fundamental, a vara refere-se também a justiça e ao mesmo tempo de forma física, que seja com equilíbrio...
    pois a leitura da bíblia, é fundamental para interpretação exata do procedimento exato dos pais, como criar e educar os seus filhos, dando amor sem esquecer a disciplina.

    Grande abraço
    José Maia
    www.josemaia.com.br
    curte isso -> http://www.facebook.com/jmjosemaia
    www.youtube.com/josemaia12

    ResponderExcluir
  9. Primeiro quero lhe Parabenizar pelo Blog... ficou show, estarei sempre por aqui comentando... Realmente a criação de hoje estar super diferente, nda mais é que o reflexo dos novos tempos, meu sobrinho mesmo de 3 anos, quando minha irmã fala que vai bater nele, ele logo fala que vai chamar a polícia, fica até engraçado, pq ele mal sabe falar rsrsrsr, mais na pequena maturidade dele, ele já tem essa informação.

    ResponderExcluir