sexta-feira, 19 de abril de 2013

ACESSIBILIDADE É PARA TODOS MESMO??




Depois de quase três semanas sem passar por aqui devido as provas da faculdade e sem um assunto muito relevante. Hoje, estou por aqui para opinar sobre um assunto que não costumamos ver com muita frequência por ai sendo abordado. O que venho a escrever agora me pegou realmente de surpresa, não pelo assunto em questão mas pela resposta que escutei desse jovem rapaz. 

Por onde devo começar??

Estava chegando na loja quando vi um rapaz cadeirante andando no meio da rua, entre os carros que estavam estacionados no meio fio e os demais que passavam do seu lado. Sinal fechado, ele parou um pouco para descansar e eu da calçada, em segurança, não parava de pensar no perigo que ele corria. Cheguei perto dele e perguntei-lhe porque não subia para a calçada e o rapaz me falou que já procurava por uma rampa a duas quadras e quando encontrava tinha um “bendito” carro estacionado justamente no local não lhe dando a chance sequer de sair do meio da rua. Ajudei-o e já na calçada e mais tranquilos, pergunto-lhe porque ele se arriscava tanto e ele me respondeu secamente: Não tenho outra opção!!

Engoli aquelas palavras a seco e falei pra ele que não tinha entendido e ele, educadamente, me respondeu que não eram palavras de revoltas, por mais que pudessem ser. Mas, eram palavras de angústias, de desrespeito para com ele. Um jovem que mesmo impossibilitado de andar, trabalhava assim mesmo como os demais e que continuava pagando seus impostos. Ele me falou que há mais de uma hora e meia estava numa parada de ônibus e que dois deles passaram e sequer pararam. Mesmo ele tendo a certeza que os motoristas chegaram a vê-lo na parada.

Aquilo fez com que meu coração parasse por alguns segundos!!

Como alguém pode ser tão ruim assim?? Como não parar para ajudar uma pessoa que tem suas limitações, que tem as suas necessidades especiais?? Será que alguns desses motoristas não pensam que aquele ser humano que ali esperava uma condução, não poderia ser ele ou um de seus filhos, irmão, pai, amigo?? Será que alguns deles acham que aquela pessoa que se encontrava ali privado da liberdade de andar com suas próprias pernas, vive aquele momento por escolha própria?? Meio irreal que alguém em sã consciência possa pensar uma coisa dessas, concordam??

Perguntei então se haveria alguma coisa que eu poderia fazer para ajudá-lo e o mesmo me pediu que ligasse para seu pai vir buscá-lo, pois já estava cansado e sabia que não tinha condições de chegar em casa. Fiz isso com o maior carinho e rapidez e ofereci água e café enquanto esperava. Liguei, ficou tudo acertado, ensinei ao pai o endereço aqui da loja. Enquanto isso, continuamos conversando. 

Ele me falou o motivo que o levou a estar naquela cadeira de rodas e fiquei bastante emocionado. Falei pra ele que era estudante de jornalismo e que escrevia um blog pedindo a ele autorização para publicar sua história e o mesmo autorizou. Pedindo apenas que não revelasse seu nome, pois poderia prejudicá-lo de alguma outra forma. Só o que posso dizer aqui é que por mais que o que tenha acontecido a ele para levá-lo a permanecer nesse estado, de certa forma hoje ele se encontra feliz, pois somente depois de tudo o que aconteceu que ele encontrou o verdadeiro significado para qual veio ao mundo.

Seus pais chegaram. Agradeceram-me por tudo que tinha feito pelo filho deles e eu apenas retribui dizendo que tudo que tinha feito não era mais que a minha obrigação!! Dei um abraço nele, trocamos os números do telefone e dentro de algumas semanas irei almoçar na casa dele. Fiz um novo amigo e só depois que eles foram embora que chorei, pois não queria chorar na frente dele. Chorei principalmente de alegria por Deus ter me dado a oportunidade de conhecer uma pessoa tão feliz, serena e tranquila. Mesmo que o mundo não queira e nem aceite na grande maioria das vezes todas essas pessoas especiais.. Muito mais especial do que muitos outros que vemos diariamente por ai!!

Espero que de alguma forma esse post possa não só ajudar esse meu novo amigo .. Assim como os demais que também passam por suas privações!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário