terça-feira, 21 de março de 2017

O QUE CHEGA A SER MAIS REVOLTANTE??


Chega a ser revoltante algumas informações que somos obrigados a ler.

Há cerca de dois dias, vários sites da internet e veículos de comunicações do estado informaram que apenados do Casa de Detenção do município de Jaru, interior do estado de Rondônia, fizeram motim para reclamarem da qualidade da comida que os mesmos vinham recebendo na semana e que todos iriam a partir daquela hora fazerem greve de fome.

O mais ultrajante é ler na mesma matéria que as marmitas fornecidas na hora do almoço para os detentos eram compostas por arroz, peixe frito, ovo, macarrão, alface e beterraba e no jantar: arroz, feijão, calabresa acebolada, farofa, almeirão e cenoura. E mesmo assim todas foram rejeitadas, sendo dado o início de uma desordem dentro das celas que só fora finalizada após a intervenção dos agentes penitenciários. 

Porque logo no início desse texto eu expressei minha opinião como revoltante?

Por que da mesma forma que lemos esse tipo de matéria nos chega a mente o número absurdo, e não peco em colocar aqui em letras maiúsculas como se tornasse um grito, o ABSURDO que é quando comparamos que milhares de famílias não tem o que comer e se alimentam de lixo ou sobras e mesmo quando possuem algo para pôr em seus pratos, sequer chega a ter a quantidade ideal de proteínas, carboidratos, ferro ou o que seja.

Na matéria veiculada no site da Revista Exame (Exame.com 2014, 18Dez) informa que mais de 7 milhões de pessoas passam fome no Brasil. Esses dados foram retirados de uma pesquisa realizada em 2014, enquanto que em 2016 já um outro site, este agora da Revista Istoé (2016, 21Jan) traz a informação que segundo a ONU – Organização das Nações Unidas, mais de 870 milhões de pessoas passam fome no mundo.

Então, na visão como um todo, qual dessas informações chegam a ser a mais impactante e desumana? A dos presidiários que possivelmente se encontrem “enjoados” com a alimentação (que toda a sociedade paga através de impostos absurdos) vêm recebendo ou as duas outras informações que absorvem uma massa falida de pais, idosos e crianças do mundo inteiro que não possuem uma alimentação digna diária para sobreviver?

Na minha opinião, não vejo o que há de errado com os cardápios dessas marmitas. Ainda mais por saber que invariavelmente se torna até escandaloso saber que ainda passam pela consulta de uma nutricionista para que possam ser servidas com qualidade. Será que há a mesma preocupação na alimentação para estes assim como também deveria na merenda escolar e dentro dos hospitais? Como essas questões poderiam ser respondidas?

E, para você? Essa é uma informação que você deixa passar por não lhe incomodar em nada ou assim como eu, é mais uma daquelas informações que faz embrulhar-lhes o estômago? 

Foto: Google.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário